
Fórum ressalta importância da integração de setores para promover desenvolvimento econômico e urbano

Adamantina sediou, em 14 de maio, o 2º Fórum de Políticas Públicas, do Crea-SP (Conselho Regional de Engenheira e Agronomia de São Paulo). E a integração de setores visando o desenvolvimento econômico e urbano da Alta Paulista foi um dos temas abordados no encontro, que contou com a presença de gestores públicos, empresários e profissionais da área tecnológica de todo o Estado.
Entre os participantes destaque para a presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey, prefeito de Adamantina Márcio Cardim (também representando a Amnap), empresário local Edson Treviolo, gerente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Presidente Prudente José Carlos Cavalcante, conselheiro suplente do Sistema Confea/Crea e Mútua pelo estado de São Paulo, Geol. Ronaldo Malheiros, e o conselheiro federal Eng. Daniel Robles, que representou o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese.

“Acredito muito na governança colaborativa, que, através do poder público, setor privado e sociedade unidos, promove o fortalecimento e o desenvolvimento econômico sustentável de uma região”, destacou Cavalcante.
Malheiros também ressaltou a necessidade de se “ter uma visão sistêmica que integre todas as áreas na construção das políticas públicas”. “Precisamos interligar, conectar todas as iniciativas pensando em servir o empresário, que quer investir, e também aqueles que querem fazer acontecer! O papel da Engenharia, o papel da área tecnológica, é ser a solução ao empresário e, principalmente, para a sociedade”, complementou Robles.
E promover esta integração é um dos objetivos do Crea-SP, que também enfatiza a importância do apoio técnico e institucional do Conselho para fomentar soluções para os desafios dos municípios da região.

“A Engenharia está em tudo na nossa vida, inclusive em soluções para os problemas do nosso dia a dia. Para promover cidades mais sustentáveis objetivando a melhoria da qualidade de vida da população é essencial contarmos com profissionais técnicos”, pontuou Lígia. “O Crea- SP conta com 370 mil profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores, e todo este corpo técnico está à disposição para trazer soluções, com projetos que o poder público pode aproveitar e utilizá-los para solucionar realmente os problemas das cidades”, finalizou.
