
Plenária celebra conquista do selo bronze da ABNT/Nós Por Elas
A Sessão Plenária, realizada nesta quinta-feira (24/04), na Sede Angélica do Crea-SP, foi marcada por avanços institucionais e momentos de reconhecimento. O selo bronze de Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres – Prática Recomendada (PR) 1019 foi concedido ao Conselho durante a sessão, evidenciando o compromisso com a promoção de um ambiente mais seguro, respeitoso e inclusivo para todas. O ato solene reforçou a importância de uma cultura organizacional baseada na promoção de direitos e na equidade de gênero.
O selo, outorgado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto Nós Por Elas (NPE), foi entregue pelo presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Eng. Mario William Esper, que destacou o caráter pioneiro do Crea-SP. “É o primeiro Conselho profissional do país e a segunda organização no Brasil a receber a certificação. Como engenheiro civil, é um orgulho muito grande estar na minha casa e entregar essa conquista”, afirmou. A norma é inédita no mundo e define diretrizes para prevenção e combate à violência contra a mulher no ambiente de trabalho.
Para a presidente da autarquia, Eng. Lígia Mackey, o reconhecimento é reflexo do comprometimento com a garantia dos direitos femininos e a proteção de todas em qualquer contexto ou ambiente. “Assumimos um compromisso com as integrantes do Comitê Gestor do Programa Mulher e conseguimos alcançar essa certificação, um passo importante para o nosso trabalho no combate à violência contra as mulheres”.
O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, participou por videoconferência, diretamente de Brasília, e parabenizou o Crea-SP pelo trabalho desenvolvido. “Sempre enfatizo que o Conselho Federal está à disposição. Em todas as nossas plenárias são apresentadas propostas para fortalecer os Creas e estamos prontos para apoiar iniciativas, como essa da certificação, para que continuem prestando o melhor serviço aos profissionais”, disse.
As representantes do Crea-SP no Conselho Deliberativo da ABNT, Eng. Lenita Secco Brandão, que também atua como inspetora especial da autarquia em Cordeirópolis, e Eng. Fabiana Albano, acompanharam a cerimônia. Em nome do Comitê Gestor do Programa Mulher da autarquia, a coordenadora, Eng. Marci Alves, expressou o significado da conquista. “O Comitê surgiu pela busca da equidade de gênero e todas as ações que realizamos dentro e fora do Sistema Confea/Crea e Mútua só reforçam que estamos no caminho certo. Hoje, somos certificados com o selo bronze e é só o começo”.
Na sequência da pauta, foi assinado o convênio entre o Crea-SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). A iniciativa promove a integração de dados para reforçar a fiscalização do exercício profissional e assegurar que obras e serviços ligados à área tecnológica sejam executados exclusivamente por profissionais habilitados e registrados. “Com o apoio da autarquia, conseguiremos checar a regularidade dos licenciamentos de atividades técnicas. Temos informações de todas as Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAES) que são essenciais para o Conselho e, com essa troca, poderemos atuar com mais agilidade, transparência e segurança”, afirmou o presidente da Jucesp, Márcio Shimomoto.
A Plenária prosseguiu com homenagens às entidades de classe que recentemente fizeram aniversário. A Associação dos Engenheiros e Agrônomos do ABC (AEAABC) comemorou 65 anos de fundação no dia 2 de fevereiro. O presidente e também coordenador do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP), Eng. Luiz Augusto Moretti, reforçou o papel coletivo dessa celebração. “É um momento muito significativo. Isso não é só mérito de um presidente, mas de todos que se empenharam para manter a associação nos eixos e avançar nas melhorias que temos alcançado.”
Já a Associação de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia da Região do Pontal do Paranapanema (AEAAGPP), completou 35 anos de história no dia 14 de março. “Nossa associação foi fundada em 1990 para atender a grande demanda de profissionais das usinas elétricas da região. Com o tempo, expandimos e desenvolvemos projetos em parceria com o município, algo que não ocorria antes”, explicou o presidente da entidade Eng. Marco Antônio Aparecido Dupprê, ao lado do vice-presidente, Eng. Luiz Carlos Batista.
Por fim, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste (AEAN) celebrou 60 anos de trajetória no dia 27 de março. “Criamos um espaço de valorização profissional e essa homenagem pertence a todos que contribuíram para que a associação se tornasse o que é hoje”, evidenciou o presidente, Eng. Marcos Massahiro, ao lado do vice-presidente, Eng. Duarte Matsumoto.
Produzido pela CDI Comunicação