
Eng. Daniel Robles participa de sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília
O Eng. Daniel Robles participou, na quarta-feira (30), de sessão solene para homenagear os profissionais de Design de Interiores e Ambiente no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Conselheiro Federal do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e associado à Aeaanap (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista), o adamantinense reforçou a necessidade de regulamentação e normatização para a profissão.
A sessão solene, realizada no Dia Nacional do de Design de Interiores e Ambiente, foi presidida pela deputada Laura Carneiro e contou ainda com a presença de Evandro Roman (deputado no período de 2015 – 2023), deputada Marussa Boldrin, deputado Eli Borges, deputada Erika Kokay, deputado Ricardo Izar, presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) Marcelo Mujalli, presidente eleita da ABD Cecília Vieira Gomes, diretor de Benefícios da Mútua, Evanio Nicoleit, e os arquitetos Roberto Vilela e Juliana Roman.

Em sua fala, o Eng. Daniel Robles se posicionou a favor da regulamentação e normatização do Design de Interiores e Ambiente. “Nós manifestamos o apoio do Confea nos PLs 1271-2023 e 2375-2022, pelos princípios da atividade regulamentada profissional, da defesa e da sociedade, da atividade regulamentada profissional, e também pelo desafio do Sistema Confea e Mútua em garantir que essa atividade seja executada por profissionais, sejam eles bacharéis, tecnólogos, técnicos, mas que sejam representados pela ABD. Isso traz a elevação dos padrões de qualidade no Brasil”.
Cecília Vieira Gomes, presidente eleita da ABD, reforçou a importância de unir esforços para fortalecer a classe. “Durante todos esses anos de história da entidade, a ABD manteve-se fiel aos seus objetivos, defesa, valorização e capacitação profissional. Esses pilares guiarão nossos passos nos próximos anos, reforçando nosso compromisso com a responsabilidade social. Vamos retribuir à sociedade o reconhecimento da nossa profissão, porque sabemos que a nossa expertise contribui significativamente na formulação de políticas públicas de habitação”.

Representando a Mútua, Evanio Nicoleit observou que no Brasil há mais de 15 mil profissionais, porém, apenas 817 profissionais estão registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua e defendeu iniciativas de apoio ao desenvolvimento da profissão. “A profissão fiscalizada pelo Sistema Confea/Crea e Mútua tem a missão de oferecer segurança à sociedade e combater o exercício ilegal da profissão. Os profissionais registrados também vão poder usufruir de benefícios sociais e reembolsáveis, como a previdência, saúde, além da qualificação, vantagens e valorização profissional. A profissão precisa ser exercida por profissionais capacitados, qualificados, registrados e legalmente habilitados”.
A IMPORTÂNCIA DO DESIGN DE INTERIORES
O Design de Interiores e Ambientes é uma área profissional dedicada a projetar e organizar espaços, levando em conta aspectos funcionais e estéticos. Porém, vai além, já que este profissional desempenha um papel fundamental na promoção de um estilo de vida saudável.
O Design de Interiores também é essencial para a saúde ocupacional e ocupação de espaços, criando ambientes que promovem conforto, bem-estar e praticidade.

Com informações do Portal Imagine Acredite