
Especialistas em cadastro de instituições de ensino reunidos na sede do Crea-SP
Parte da equipe de atendimento do Crea-SP que integra, em diferentes regiões do Estado, a célula de trabalho dedicada ao cadastro de instituições de ensino superior – as IES – e seus respectivos cursos de graduação, está reunida na sede do Crea-SP à avenida Faria Lima, na Capital paulista, para uma força-tarefa que tem como objetivo otimizar a atividade, de forma a reduzir a burocracia que normalmente envolve os serviços que dependem de uma documentação extensa para sua validação.
No período da operação dedicada, os cerca de 25 integrantes dessa frente de trabalho foram divididos em três turmas, uma por semana, para compartilhar experiências, tirar dúvidas e desenvolver estratégias para o aprimoramento da atividade, tornando mais ágil a experiência das IES e, por tabela, dos recém-formados nos cursos da área tecnológica.
O cadastramento das instituições de ensino e de seus cursos possibilita o registro profissional dos egressos de turmas regulares, o que facilita a aprovação da documentação escolar e a efetivação do registro profissional pelo Crea-SP.
“O cadastro das IES é a base para a concessão do registro, daí a importância desse banco de dados estar atualizado. O fornecimento do registro profissional aos egressos desses cursos depende dessas informações, então essa troca de experiências vem sendo muito válida”, pontua a assistente administrativa do Crea-SP Rosana Aparecida Vaz.
A presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, destaca que a iniciativa se soma às demais ações que o Conselho vem colocando em prática para aumentar a aproximação e melhorar o relacionamento com as IES. “As nossas equipes seguem trabalhando para que essa atividade ganhe um fluxo próprio, mais ágil e, portanto, menos burocrático. Nesse sentido, a colaboração dos nossos conselheiros e dos professores tem sido fundamental, pois, ao nos oferecer seu feedback constante, esses profissionais vêm colaborando para atuarmos pontualmente nos ajustes necessários”, ressalta a engenheira.
O trabalho do grupo inclui ainda a identificação de pendências e das necessidades específicas de cada escola para saná-las. “São hoje 490 instituições de ensino ativas com cerca de 2.800 cursos para esse time fazer a gestão. Então, são mais de 100 cursos que cada um desses especialistas deve gerir e acompanhar a atualização cadastral, já que uma eventual mudança no conteúdo programático tem impacto direto na concessão das atribuições”, explica a chefe da Equipe de Atendimento aos Profissionais, Empresas e Instituições de Ensino do Conselho, Amanda Moreira.
As informações sobre registro e cadastro de IES podem ser encontradas em https://www.creasp.org.br/servico/registro-e-cadastro-da-instituicao-de-ensino-no-crea-sp/.
Reportagem: Jornalista Perácio de Melo/SUPRICOM