
Imersão de novos conselheiros
Mais de 70 novos conselheiros do Crea-SP participaram de um treinamento intensivo promovido pela autarquia. Durante dois dias, eles se aprofundaram nas atividades dos colegiados e da fiscalização, compreendendo suas atribuições. A iniciativa, realizada entre terça (25/02) e quarta-feira (26/02), teve como objetivo preparar os recém-chegados para a utilização dos sistemas do dia a dia e para o aprimoramento de seus conhecimentos sobre a legislação.
A presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, deu as boas-vindas ao grupo e destacou a importância do encontro. “No ano passado, identificamos pontos de melhoria e, hoje, nosso tempo de resposta está mais ágil. Isso é reflexo dos aperfeiçoamentos implementados e, principalmente, do engajamento de cada um”. A vice-presidente, Eng. Agr. Marilia Gregolin, complementou: “Esse alinhamento é essencial para padronizarmos as Câmaras. Agora, como nossos relatores, contamos com vocês para tornar os processos ainda mais rápidos e eficientes”.
A superintendente de Colegiados, Arq. Urb. Dinah Sayuri Iwamizu, abordou as diretrizes das reuniões realizadas nas plenárias; a estrutura administrativa; os sistemas SEI! e Votnet, utilizado para votações de processos e produção de atas; e destacou o papel fundamental da Superintendência de Colegiados (SUPCOL) no dia a dia. “Oferecemos suporte técnico e administrativo para auxiliá-los em questões relacionadas a relatos e suas distribuições, por exemplo. Nosso trabalho é garantir um apoio abrangente”, ressaltou.
Já a Eng. Maria Edith dos Santos, superintendente de Fiscalização, apresentou os chefes das Gerências Regionais (GREs) e falou sobre as principais ações fiscalizatórias realizadas no Estado, incluindo as recentes forças-tarefas, como a Operação Carnaval. “Participem, tragam sugestões e informações para aprimorarmos a fiscalização”, incentivou. O Eng. Kleber de Jesus Brunheira, gerente de Fiscalização, reforçou a mensagem. “Contamos com a colaboração de todos para aprimorar continuamente nosso trabalho, promovendo a segurança da sociedade e a valorização dos profissionais”.
A responsabilidade nos processos administrativos, incluindo legislações, questões ético-disciplinares, infrações e cancelamentos de processos, foram abordadas pela Adv. Fernanda Marinela, assessora da Presidência do Confea. “Reforçamos os princípios de legalidade, moralidade e eficiência, além dos aspectos essenciais a serem observados nas decisões administrativas. Sem dúvidas, foi um momento de aprendizado e crescimento para fortalecer a atuação na autarquia”, afirmou.
Para a Eng. Simone Cristina Caldato da Silva, coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC), o treinamento foi essencial para a execução precisa das atividades. “A programação foi cuidadosamente elaborada, e a participação ativa do grupo contribuiu significativamente para nosso aprimoramento, especialmente na formalização dos processos e na condução dos relatos técnicos”.
A agenda incluiu uma dinâmica em que os participantes foram divididos em duplas, de acordo com as suas formações, para analisar processos reais, compreender a tramitação e executar relatos conforme a legislação vigente. “O formato do treinamento foi muito interessante, trazendo conteúdos novos e abordagens que ainda não havíamos visto”, compartilhou o Eng. Agr. Orivaldo Arf, conselheiro pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de de Ilha Solteira.
A chefe de Gabinete e superintendente de Relações Institucionais e Comunicação do Crea-SP, jornalista Priscilla Cardoso, e o secretário executivo do Conselho, Adv. Holmes Naspolini, explicaram as atribuições e responsabilidades da autarquia. “Demonstramos todo o funcionamento do Conselho para que eles estejam preparados para atender à sociedade com excelência”, destacou Priscilla.
A comunicação também foi pauta da programação com dicas de posicionamento e redes sociais. “Nossa missão é valorizar os profissionais, destacando seus trabalhos e impactos na sociedade. Buscamos transformar conteúdos técnicos em narrativas acessíveis, para que toda a sociedade compreenda o papel do Crea-SP e sua importância no dia a dia”, explicou a Bacharel em Marketing, Paula Assis Barbosa, chefe de Comunicação Estratégica da autarquia.
A gerente executiva de Projetos e Planejamento Estratégico, Eng. Ana Claudia Rinaldi, detalhou os programas institucionais, como a Rede CreaLab Coworking, Crea-SP Capacita, Estágio Visita, Banco de Talentos e CreaDay. “Contamos com a participação de vocês nesses projetos e no compartilhamento de experiências. Esse apoio é essencial para que testem e contribuam com melhorias, permitindo que estejamos em constante evolução”, ressaltou Ana.
Para Naspolini, o seminário foi um momento crucial para o aperfeiçoamento das atividades. “Foi uma jornada intensa de aprendizado contínuo, permitindo que vivenciassem na prática as funções do Crea-SP. Acima de tudo, foi uma oportunidade para compreender como podem contribuir na fiscalização e garantir mais segurança para a sociedade”, concluiu.
Produzido pela CDI Comunicação.