
Nova conselheira federal suplente
A Eng. Agr. Andrea Sanches foi empossada conselheira federal suplente de Instituições de Ensino Superior de Agronomia por São Paulo em uma cerimônia realizada nos dias 20 e 21 de janeiro, na sede do Confea, em Brasília (DF). Durante o evento, a engenheira participou do Workshop de Novos Conselheiros, iniciativa desenvolvida especialmente para integrar os recém-empossados ao funcionamento do Sistema Confea/Crea e Mútua.
“Estou muito feliz com essa realização. Vamos trabalhar para nos alinharmos e levarmos nossas ideias com foco nos atuais e futuros profissionais. Seguiremos empenhados em desenvolver novos projetos que fortaleçam a área em São Paulo e contribuam para as melhores práticas em todo o Brasil”, afirmou a nova conselheira suplente.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura organizacional e os principais projetos do Confea, por meio de apresentações conduzidas por gestores e colaboradores. A cerimônia marcou o início de um novo ciclo de atuação voltado para o fortalecimento da área tecnológica por todo o País.
Andrea Sanches é engenheira agrônoma e tem uma longa e ativa trajetória no Crea-SP, marcada por sua dedicação e seu trabalho em prol do fortalecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua. Iniciou sua atuação no Conselho como conselheira titular da Universidade Camilo Castelo Branco (Agronomia) de 2006 a 2011 e novamente de 2021 a 2023. Em 2015, foi conselheira suplente pela mesma universidade, cargo que ocupou até 2017. Em 2018, assumiu novamente a cadeira de conselheira titular, representando a Universidade Brasil, posição que manteve até 2020.
Paralelamente, a profissional teve participação destacada em importantes comissões do Conselho. Foi membro do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Legislação e Atribuição Profissional da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) em 2018 e 2019, e assumiu o cargo de coordenadora adjunta da CEA em 2020. Entre fevereiro de 2021 até março de 2022, tornou-se coordenadora da mesma Câmara, consolidando sua liderança e expertise na área.
Também houve contribuições em iniciativas multidisciplinares. De maio a dezembro de 2021, Andrea integrou o Comitê Multidisciplinar entre o Crea-SP e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP). Em 2024, participou novamente do comitê voltado às demandas da parceria com a Secretaria.
Além disso, entre 2022 e 2023, exerceu a função de diretora de Educação do Crea-SP, onde desempenhou também um papel fundamental na Revista CREA São Paulo, participando do Conselho Editorial e demonstrando comprometimento com a qualidade e relevância dos temas abordados. No último ano, a engenheira agrônoma atuou como coordenadora do Colégio de Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo (CIES-SP). Sua trajetória reflete um trabalho consistente em diversas frentes da autarquia paulista, sempre voltado para o desenvolvimento da agronomia, da educação e das parcerias institucionais.
Para a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, essa nomeação joga luz à representatividade do Estado. “A presença dos nossos representantes no Confea reforça o compromisso do Conselho paulista com a valorização da profissão e com o futuro do nosso País. Isso é essencial para garantirmos que as demandas das instituições de ensino superior e dos profissionais estejam alinhadas às decisões que impactam o futuro das nossas profissões”, destacou.
Produzido pela CDI Comunicação